Você já sabe que os brasileiros precisam de um visto para viajar para os Estados Unidos. A regra vale, inclusive, para passageiros em trânsito, no caso de uma conexão internacional. Neste artigo, você vai entender quais os tipos de vistos para os Estados Unidos. E, embora, existam várias modalidades que permitem a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos, são divididas em duas categorias principais: vistos de não imigrante, indicado para viagens temporárias, como para turismo, negócios, trabalho ou estudo; e vistos de imigrante, recomendado para pessoas que querem fazer dos EUA o seu novo lar.
Veja abaixo quais os tipos de visto para os Estados Unidos para não imigrantes
Vistos de não imigrante
Cidadãos estrangeiros que desejam permanecer apenas temporariamente nos EUA podem solicitar um dos muitos vistos de não imigrante. Por exemplo, os visitantes podem obter um visto do tipo B (B-1 para viagens de negócios e B-2 para viagens de lazer).
Os trabalhadores temporários têm várias opções de visto que lhes permitem trabalhar nos EUA. Os vistos tipo H permitem várias atividades, desde profissionais qualificados a trabalhadores agrícolas, que podem entrar nos EUA e trabalhar para um empregador americano.
Outro tipo de visto para os EUA é o indicado para gerentes ou executivos de empresas multinacionais e profissionais com conhecimento especializado. Esse tipo de visto possibilita a transferência destes profissionais para os Estados Unidos, é o visto tipo L.
Atletas, artistas, religiosos, entre outros, existem categorias de vistos correspondentes para seus campos que lhes dão acesso a solo americano.
Ainda para saber mais sobre quais os tipos de visto para os Estados Unidos, vale mencionar que sob o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), certos cidadãos estrangeiros, membros de países que assinaram tratados com os Estados Unidos, que desejam realizar negócios ou investir temporariamente, podem obter um visto E (E-1 visto do Tratado de Comércio e E-2 do Tratado de Investidor). Apesar de os Estados Unidos e Brasil não possuírem tratados de comércio e navegação, se você é cidadão brasileiro e possui dupla cidadania de um país com o qual os EUA têm tratado, é possível solicitar um visto E-1 ou E-2. Para ver a lista dos países participantes, consulte os países do tratado (apenas em inglês).
Finalmente, os estudantes podem se candidatar para vistos do tipo F ou M, dependendo do programa em que desejam se inscrever (acadêmico ou vocacional).
Resumindo, os tipos de visto de não imigrantes para os Estados Unidos são:
(B) Visitante: negócios, turismo, tratamento médico;
(C) Em trânsito nos Estados Unidos;
(F/M) Estudante acadêmico ou de línguas / estudante vocacional ou não acadêmico;
(J) Visitante de intercâmbio / Au Pair / Summer Work Travel / Ciência sem Fronteira (SWB)
Categorias de Visto de Trabalho
(D) Tripulante;
(I) Mídia e jornalistas;
(E1/E2) Negociador / Investidor;
(E3) Trabalhador australiano especializado;
(H, L, O, P, Q, R) Trabalhador temporário / empregados ou trainees;
(TD/TN) Profissional do NAFTA
Outras Categorias de Visto de Não Imigrantes
(T) Vítima de tráfico;
(U) Vítima de atividade criminosa.
Quer saber mais sobre o EB-5 e as exigências para conseguir o visto? Clique aqui
Vistos de imigrante é um dos tipos de vistos para os EUA
Os cidadãos estrangeiros que desejam estabelecer residência permanente nos Estados Unidos devem solicitar uma das categorias existentes de visto de imigrante para obter o status de residência permanente, mais conhecido como Green Card.
Entre os tipos de visto para os EUA, estão os vistos de imigrante, que são baseados em família, emprego ou investimento. Um cidadão americano, ou residente permanente em alguns casos, pode solicitar um membro da família, como cônjuge, noivo ou filho, para obter um Green Card. Deve-se mencionar que certos tipos de vistos nesta categoria estão geralmente sujeitos a cotas e longos atrasos no processamento de acordo com o nível de prioridade atribuído pelas autoridades de imigração.
Saiba mais sobre quais os tipos de visto para os Estados Unidos
Os vistos de imigrante baseados em empregos exigem que um empregador dos EUA patrocine o funcionário estrangeiro que solicitará um visto do tipo EB. No entanto, categorias de prioridade são definidas neste tipo de imigração. Em certas classificações, pode haver um período de espera de vários anos até que uma data de prioridade seja atingida e um visto de imigrante possa ser emitido.
A imigração baseada em investimentos para os EUA é canalizada por meio do Programa de Investidores EB-5. Estrangeiros que investem US$ 500 mil em uma empresa dos EUA e criam ou preservam 10 empregos permanentes de tempo integral para trabalhadores qualificados, têm direito ao Green Card. Para concluir, é interessante notar que determinados vistos de não imigrante oferecem a possibilidade de se tornarem opções de imigração permanente. Portanto, um estrangeiro pode entrar nos Estados Unidos temporariamente e, em seguida, decidir fazer desse país seu novo lar.
As categorias de visto não imigrante são aplicáveis nas seguintes situações:
Imigrantes com base em laços familiares
Noivo(a) e cônjuge de cidadão americano
Imigrantes com base em emprego
Imigrantes de diversidade – Loteria de vistos
Imigração para Viúvos, Investidores e Exilados
A Exeo Attorneys é especializada no processo de visto para investidores. Nos Estados Unidos, atua fortemente com o visto EB-5, categoria de visto de residência permanente nos Estados Unidos, concedido a partir de um investimento de US$ 500 mil em regiões menos desenvolvidas e criação de pelo menos 10 empregos em tempo integral para cidadãos americanos ou residentes permanentes. Esse programa proporciona o Green Card ao solicitante e também aos familiares diretos (cônjuge e filhos dependentes menores de 21 anos). A Exeo Attorneys acompanha o candidato em todas as etapas com profissionais capacitados e atualizados para transmitir segurança e confiança em seu projeto. Quer mais informações? Entre em contato com a nossa equipe por aqui.